A vida é feita de esperas tal como o surf

segunda-feira, 31 de março de 2008

Porque é que a borracha apaga o lápis?



Esta pergunta até pode ser a mais ridícula de todas que alguém alguma vez na vida ouviu, mas vocês dão-me um desconto.. quer dizer, a mim não, à pessoa que fez esta pergunta.. Mas se vos perguntassem saberiam responder? Eu digo que não.. mas como a ciência tem resposta para (quase) tudo la decidi investigar..
O segredo reside na composição da borracha. Quando se passa o lápis sobre uma folha de papel, o carvão da grafite deposita-se sobre o papel através da chamada força de adesão. A grafite permanece presa ao papel por pequenas ligações eléctricas.
Mas como essa força é maior na goma elástica que constituí as borrachas, o carvão passa para a borracha. Ao mesmo tempo, graças a uma mistura de enxofre e óleos especiais na borracha, os pedaços sujos desprendem-se.
As borrachas que apagam tinta de caneta são ainda compostas por pó de pedra-pomes, que lixa a fina camada da superfície do papel que absorveu a tinta.
Mas também existem borrachas mais avançadas que, por meio de reacções químicas, diluem a cor das tintas, evitando o desgaste do papel. (não adaptado .)

S-Lee .

Sem comentários: